25.3.09

Twitter - lobo em pele de cordeiro?

O Twitter é uma ferramenta de comunicação poderosíssima e inovadora em vários aspectos, desde logo pela maneira como integra os dispositivos móveis e a Internet. Baseia-se no seu próprio modelo de rede social assente na troca de mensagens curtas entre os utilizadores, tipo SMS, e rápidamente se desenvolveram (e desenvolvem) uma plêiade de aplicações para este serviço. Até aqui tudo bem e pode-se tornar um verdadeiro serviço público.

O problema é que também é uma poderosa ferramenta de Realidade Parcial. Com o seu modelo de funcionamento muito próximo do cerebro humano (pensamentos curtos e desordenados) torna-se quase hipnótico e terreno fértil para que os fazedores de opinião propaguem as ideias que lhes interessa pelos seus seguidores, que aceitam as sugestões quase automáticamente e clicam em tudo o que lhes aparece à frente. O trendsetting é um desporto aqui e as pessoas naturalmente seguem aquilo ou aqueles que parecem estar na moda. É tipo pescadinha de rabo na boca.

O Twitter conseguiu aquilo que muitos tentaram - ser a verdadeira "push technology" em que somos bombardeados com publicidade a pedido. Os iluminados do marketing esfregam as mãos de contente e desenham novas estratégias para entrar no nosso cérebro. Suspeito que as novas estrelas da publicidade serão os gurus do Twitter e com contratos milionários.

Portanto aquilo que parece e é uma muito útil ferramenta de comunição pode, principalmente num país de cultura "light" como é Portugal, tornar-se num meio de condicionar consciências e pensamento. Como tal merece o nosso alerta de Realidade Parcial!

E agora tuitem prai à vontade :)

Sem comentários: